CEBDS lançará estudo sobre precificação de carbono na COP 22

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), em parceria com o Carbon Disclosure Project (CDP) e com apoio do We Mean Business, lança na próxima quarta-feira (16), na COP 22, em Marraquexe, o estudo ‘Precificação de carbono: o que o setor empresarial precisa saber para se posicionar’. O objetivo da publicação é atualizar o empresariado brasileiro sobre os mecanismos atualmente em uso para a precificação do carbono e seus impactos na competitividade das organizações.

O estudo a ser lançado aprofunda a discussão iniciada na publicação ‘Navegando por cenários de precificação de carbono’, lançada em 2015, oferecendo uma ampla contextualização sobre o tema, por meio de revisão das experiências internacionais e da literatura atualizada. O documento ainda apresenta os tipos de instrumentos de precificação de carbono; expõe seus benefícios, impactos e possíveis respostas; apresenta percepções do setor corporativo brasileiro;  e traz recomendações para o desenho e implementação destes mecanismos no país.

Atualmente, mais de 500 empresas em todo mundo já usam o preço interno de carbono na sua tomada de decisão e mais de 700 planejam fazê-lo até 2018, de acordo com dados do CDP.

Evento

O lançamento da publicação acontecerá durante o debate promovido pelo CEBDS em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) sobre precificação de carbono e estratégias financeiras para implementação da NDC (compromissos assumidos no âmbito do Acordo de Paris) brasileira. O evento acontece às 13:15, no horário de Marraquexe, na sala Bering Room dentro da Blue Zone of COP22.

A presidente do CEBDS, Marina Grossi, estará como palestrante ao lado do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho; do secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do MMA, Everton Lucero; do secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Alfredo Sirkis; da diretora da Climate Bonds Initiative, Justine Leigh Bell; do professor Ph.D. em Stanford (EUA), PR Shukla; do representante do Centro Internacional de Pesquisa e Desenvolvimento Ambiental na França, Jean-Charles Hourcade; e de Leo Heileman do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA – América Latina).

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.