Desafios do poder público no cumprimento da Agenda 2030 serão debatidos na Alerj

Debater como incorporar os Sustainable Development Goals (SDGs) à agenda do governo é o intuito do evento que o Fórum de Desenvolvimento do Rio organizará no dia 7 de junho, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O seminário “Papel do poder público no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” será realizado de 9h30 às 13h, no Plenário da Casa, e reunirá representantes dos governos federal e estadual, da iniciativa privada, da sociedade civil e do PNUD. A assessora técnica do CEBDS, Tatiana Araújo, falará no evento sobre “Agenda do setor privado para o cumprimento dos ODS”, às 11h30.

O evento englobará quatro frentes com um bloco governamental, com as políticas públicas já em curso e as que estão sendo desenhadas na implementação dos ODS nas esferas federal, estadual e municipais; um segundo bloco com as ações do empresariado; e mais duas frentes com o papel da sociedade civil organizada na sensibilização e mobilização da população; e a atuação dos organismos internacionais presentes no país que ajudam a monitorar e avaliar as 169 metas do documento.

“Estamos na semana mundial do Meio Ambiente e a Agenda 2030 é o desafio presente que temos que enfrentar e buscar meios de cumprir, alinhando a nossa legislação aos compromissos assumidos pelo País. Por isso a importância de reunir quem cuida dessa agenda e de mobilizar o Parlamento para esta pauta. No legislativo chegam as demandas da população e já temos contato aqui com várias consequências das mudanças climáticas. Por isso acho oportuno trocar experiências e conhecer as experiências dos responsáveis por disseminar esta agenda e monitorar os resultados no curto, médio e longo prazos”, explica o presidente em exercício da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), que abrirá o seminário.

O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Para confirmar presença basta encaminhar um e-mail contendo nome completo e cargo para: forumdesenvolvimentorj@gmail.com

Sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que define as prioridades globais para 2030. O documento, desmembrado em 169 metas, aborda as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e a ambiental, e inclui temas como a igualdade de gêneros, a inovação, a justiça, vida na água, saúde e bem-estar, dentro outros. A implementação dos ODS requer uma parceria entre governos, sociedade civil e setor privado.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.