CEBDS lança Guia do CEO sobre a Transformação nos Sistemas Alimentares

Publicação traz cases, metas e orientações práticas para implantação de ações empresariais que podem alterar a realidade do tema no país

 

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lança um importante guia para a implantação de inovações nos sistemas alimentares do país. Visando orientar e engajar os grandes tomadores de decisões de empresas brasileiras, o Guia do CEO sobre a Transformação nos Sistemas Alimentares será lançado no dia 25 de junho.

“O material traz o diferencial de exemplificar os casos de sucesso das empresas já engajadas com a transformação no país. Ademais, foi adicionado um anexo sobre as metas empresariais já estabelecidas por 16 empresas , incluindo algumas das maiores do setor, como JBS, Danone, Amaggi, Bayer e Carrefour para 2030/ 2050 e o engajamento do setor com a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU (do acrônimo em inglês UN FSS), que acontecerá em setembro de 2021”, reforça a presidente do CEBDS, Marina Grossi.

O documento é inspirado na versão original do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), rede de conselhos empresariais pela sustentabilidade do qual o CEBDS faz parte, e desenvolvido com a consultoria da ERM, baseado na consulta a diversos atores brasileiros, tanto empresariais, quanto da sociedade civil, poder público e academia.

“A mudança de mind set sobre o tema é urgente. A discussão é ampla, já que os sistemas alimentares influenciam o clima, a biodiversidade, os recursos hídricos e a sociedade como um todo. É fundamental evitar a continuidade da perda global de 30% da produção de alimentos observada hoje em dia. É por isso que muito mais do que apenas teoria, o resultado desta publicação é a descrição de 7 caminhos de ações efetivas para transformar os sistemas alimentares brasileiros nos próximos anos”, complementa Marina.

Liderando as discussões sobre o tema, além deste documento, que visa trazer a visão holística 2030 de sistemas alimentares saudáveis, sustentáveis, inclusivos e resilientes à tomada de decisão das altas lideranças, no mês passado o CEBDS lançou o Posicionamento do setor empresarial sobre a sustentabilidade dos Sistemas Alimentares no Brasil, ao lado de 14 empresas signatárias, visando aprimorar iniciativas para um melhor sistema alimentar, se levando em consideração que as estimativas são de que daqui a 30 anos teremos 10 bilhões de pessoas no mundo, que precisarão ser alimentadas com qualidade nutricional, com uma produção diversa e sustentável.

“Nossos parceiros da Rede Global, incluindo o CEBDS no Brasil, têm um papel importante a desempenhar na implementação de soluções locais com impacto global. O Brasil está particularmente bem colocado para ser um líder nas interseções das agendas ambientais e alimentares – uma liderança que é reafirmada com o lançamento do Guia do CEO para a Transformação do Sistema Alimentar Brasileiro. Gostaria de parabenizar o CEBDS pelo importante trabalho de fortalecimento e representação dessa agenda transformacional, no Brasil e no exterior”, finaliza Peter Bakker, que é Presidente do WBCSD e enviado especial para o engajamento do setor privado no UN FSS (Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU).

 

About CEBDS

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) é uma associação civil sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento sustentável por meio da articulação junto aos governos e a sociedade civil, além de divulgar os conceitos e práticas mais atuais do tema. Fundado em 1997, reúne cerca de 60 dos maiores grupos empresariais do país, responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos. Representa no Brasil a rede do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), que conta com quase 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países e de 22 setores industriais, além de 200 grupos empresariais que atuam em todos os continentes. Mais informações: https://cebds.org/

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Latest publications

Latest news