CEBDS lança Visão 2050, estudo estratégico que aponta como será o futuro em temas relacionados à agenda ASG

Documento é resultado de um ano de trabalho com contribuições de empresas, academia e a sociedade civil, totalizando envolvimento de mais de quatro mil pessoas

 

Rio de Janeiro, 25 de março de 2021 – O Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) lançou hoje estudo estratégico Vision 2050, que tem como intuito trazer uma discussão atualizada de questões que começaram a ser debatidas em 2012, quando às vésperas da conferência Rio+20, o CEBDS, em conjunto com suas empresas associadas, desenvolveu o estudo Visão Brasil 2050 – a nova agenda para as empresas. A ideia era apresentar a visão de um futuro sustentável e de como seria possível alcançá-lo.

Oito anos depois, o CEBDS entendeu que era hora de atualizar essa visão, e deu início a um processo multistakeholder de atualização da Visão 2050 para o Brasil. O novo documento, que será lançado no dia 25 de março com a realização de um webinar (veja abaixo), é resultado de um ano de trabalho com contribuições de empresas, academia e a sociedade civil, abrangendo mais de quatro mil pessoas.

The objective of A Visão 2050 is to assess whether companies were on the right path, whether trends were verified, in addition to including new subjects that are now an inseparable part of the sustainability agenda. For this, eight priority themes were defined: People, Cities, Circular Economy, Water and Sanitation, Biodiversity, Food, Energy and Finance.​

Para Marina Grossi, presidente do CEBDS, mais do que buscar respostas, foi o momento de fazer as perguntas certas, principalmente tendo em vista o cenário desafiador de 2020. “Por isso, questionamos o que nos trouxe até as múltiplas crises que enfrentamos, com o objetivo de apontar nossa bússola para um futuro mais sustentável e regenerativo. A pandemia antecipou situações que já estavam colocadas nos cenários como as consequências da mudança climática, do uso indiscriminado da  biodiversidade e provocou uma reviravolta na nossa forma de ver o planeta, evidenciando as relações de interdependência”, afirma Marina.

O Visão 2050 aponta para um futuro em que os elementos geradores de vida ocupam lugar central na economia (água, terra, ar, alimentos, etc). Mostra, ainda, qual o cenário atual, onde estaremos em 2030 e o precisa ser feito até 2050.

“Já vemos sementes deste futuro no presente, como a ascensão da integração de aspectos Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) aos negócios, o capitalismo de stakeholders. Mas que para ser atingido exige ação concreta, sobretudo nesta década de implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, completa Marina Grossi.

Veja o link da Visão 2050.

 

Grandes mensagens do estudo:

 

O objetivo da Visão 2050 é termos: “Uma economia regenerativa e distributiva na qual as necessidades de todas as pessoas são atendidas sem esgotar os recursos do planeta.”

Para isso, é preciso que haja transformações sistêmicas em nossas empresas e em nossa sociedade como um todo.

Precisamos criar as bases para a transição de um capitalismo de shareholder, baseado no capitalismo do lucro e baseado no binômio risco-retorno, para o capitalismo de stakeholder, ancorado no capitalismo inclusivo e dentro do trinômio risco-retorno-impacto.

Estudo apresenta uma abordagem sistêmica que reflete a compreensão coletiva das transformações urgentes que o mundo precisa, além de destacar os desafios que estão por vir. Para isso devemos caminhar em direção a uma economia inclusiva, resiliente, justa e compartilhada.

 

About CEBDS

The Brazilian Business Council for Sustainable Development (CEBDS) is a non-profit civil association that promotes sustainable development through articulation with governments and civil society, in addition to disseminating the most current concepts and practices on the subject. Founded in 1997, it brings together around 60 of the largest business groups in the country, responsible for more than 1 million direct jobs. It represents in Brazil the network of the World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), which has almost 60 national and regional councils in 36 countries and 22 industrial sectors, in addition to 200 business groups that operate in all continents. More information: https://cebds.org/

 

Press service
Approach Communication

Christiane Ferreira – christiane.ferreira@approch.com.br – Tel: 13 9 9612 – 2001

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Latest publications

Latest news