“A agenda do Acordo de Paris exige a participação empresarial”, afirma secretária da UNFCCC

Em visita oficial ao Brasil, a secretária executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, its acronym in English), Patricia Espinosa, teve como uma de suas agendas um encontro com o CEBDS e suas empresas associadas.

Logo após o encontro, realizado nesta segunda-feira (03) na sede do Itaú, em São Paulo (SP), Espinosa concedeu uma entrevista exclusiva para o site do CEBDS sobre o papel do setor empresarial na implementação do Acordo de Paris. Confira.

Qual é o objetivo de sua viagem ao Brasil?

O Brasil é um grande parceiro, um país muito importante no processo de luta contra as mudanças climáticas. Foi um parceiro muito importante para conquistarmos o Acordo de Paris e, dentro desse contexto, o setor empresarial brasileiro desempenhou um papel fundamental. E, agora, temos pela frente o desafio de implementar o Acordo de Paris e, portanto, buscar uma maior interlocução e uma maior cooperação entre o secretariado e os parceiros brasileiros.

E qual é a importância do Brasil para o êxito do Acordo de Paris?

O Brasil é um país muito grande e que tem enormes compromissos. Um país com as dimensões e com a complexidade da realidade do Brasil, que possa assumir compromissos tão ambiciosos, como os que ele colocou sobre a mesa, é fundamental. E o avanço que o Brasil tem e tenha no futuro nesse tema, sem dúvida, será uma fonte de inspiração para outros países.

E qual é o papel do setor empresarial para isso?

A agenda do Acordo de Paris exige a participação do setor empresarial. É uma agenda que os governos, sozinhos, não podem cumprir, ela exige a participação de todos os setores da sociedade. Para produzir as transformações que tem que acontecer na economia, tem que haver um compromisso forte do setor empresarial.

Como o CEBDS pode ajudar a UNFCCC nessa missão?

É muito importante que, em nível nacional, os distintos atores possam reunir suas vontades e suas experiências para dar o exemplo a outros atores em nível internacional e, também, para permitir ao secretariado mostrar o que está se fazendo em distintas partes do mundo. Isso, em si mesmo, para além das ações que as empresas individualmente estão realizando, é muito importante para o processo.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.