Artigo: Entenda a jornada de sustentabilidade 2030 da Votorantim Cimentos

Por Alvaro Lorenz – Diretor Global de Sustentabilidade, Relações Institucionais, Desenvolvimento de Produto e
Engenharia da Votorantim Cimentos

Neste ano de 2020, iniciamos na Votorantim Cimentos um novo ciclo de metas de sustentabilidade para a próxima década. Para nós, a sustentabilidade é uma jornada que caminha junto com nossa trajetória de mais de 80 anos. Hoje, somos uma empresa de materiais de construção, minerais e soluções, com presença em 11 países.

Nossa visão de futuro é baseada no conceito de solidez flexível. Somos sólidos para entregar o que propomos com excelência, ética, segurança e atuação global, com uma forte cultura e valores internos. Ao mesmo tempo, somos flexíveis para nos adaptarmos às novas necessidades da sociedade, utilizando as tendências e evoluções tecnológicas para aproveitar melhor os recursos, evoluir os processos e impactar positivamente a vida das pessoas. A pandemia do novo coronavírus é um bom exemplo de como conseguimos nos adaptar às mudanças, desde a maneira de trabalhar, garantindo a segurança de nossos empregados até os desafios de mercado e a atuação social, que se mostrou ainda mais necessária neste período.

É neste cenário de constante transformação que lançamos os nossos Compromissos em Sustentabilidade para 2030, um documento que consolida a visão estratégica da Votorantim Cimentos para gerar de valor em toda nossa cadeia. Os compromissos também estão alinhados ao conceito de ESG (sigla em inglês de Environmental, Social, Governance)que avalia as operações das empresas nos eixos ambiental, social e de governança. No mundo atual não é mais possível avaliar uma empresa somente pelo seu desempenho financeiro. É necessário dar visibilidade ao caminho percorrido por ela para atingir esse resultado, demonstrando seu impacto ambiental, social e conformidade de atuação (governança) com transparência.

Nossos compromissos em sustentabilidade estão divididos em sete pilares: ética e integridade; saúde, segurança e bem-estar; diversidade e inclusão; inovação; pegada ambiental; economia circular It is valor compartilhado. São 19 metas que têm o objetivo de alinhar toda nossa operação mundial às demandas atuais e futuras da sociedade, gerando impacto positivo em toda a sua cadeia e nas comunidades em que atuamos.

Todos nossos temas também estão integrados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, uma pauta global com 17 objetivos e 169 metas a serem alcançadas até 2030. Ressalto também que estabelecemos a ambição de atingir o concreto neutro de carbono até 2050, como signatários da Ambição Climática de Concreto de Carbono Neutro 2050 pela Associação Global de Cimento e Concreto (GCCA).

Falar de compromissos em sustentabilidade significa explicar como vamos manter nossas operações e as atividades de hoje sem comprometer o futuro do planeta. Para materializar aonde queremos chegar, faço um resumo dos nossos compromissos 2030 e indico para cada um deles outros artigos que já publicamos no Linkedin de especialistas da Votorantim Cimentos sobre ações em andamento envolvendo cada um desses pilares. No final, deixe sua opinião sobre essa nossa jornada.

  • Ética e integridade – Operamos com integridade e transparência

O caminho para a excelência passa, invariavelmente, pela garantia de altos padrões de conformidade, ética e transparência. Por isso, não medimos esforços para que essas premissas estejam sempre refletidas na realidade e dia-a-dia da companhia. Esse compromisso inegociável é transversal e base para todos os demais assumidos pela Votorantim Cimentos. Nosso CEO Global, Marcelo Castelli, fala como lidamos com o tema conformidade no dia a dia no artigo O compliance e a sustentabilidade na prática.

  • Segurança, saúde e bem-estar são valores fundamentais

Respeitamos a vida em todas as suas formas, promovendo um ambiente saudável e seguro para os nossos empregados, contratados e stakeholders em todas as atividades. Neste meu artigo Não existem atalhos para segurança trago um pouco desta nossa visão. Para 2030, nossa meta é atingir índice de fatalidade zero e uma taxa global de acidentes com afastamento inferior a 0,40, incluindo empregados e contratados.

  • Inovação – cocriamos soluções sustentáveis

Pavimentamos o futuro da construção civil em uma abordagem simples, rápida e sustentável. Impulsionamos a indústria cimenteira em direção a tecnologias limpas e a processos cada vez mais alinhados à preservação de recursos naturais. Nossa meta para 2030 é que chegarmos a 30% de receita vinda de soluções sustentáveis. Significa que esse percentual será obtido por meio de produtos e/ou serviços que mitiguem nossa pegada ambiental ou ofereçam benefícios ambientais na aplicação em comparação com opções tradicionais. Nossa gerente-geral de P&D, Silvia Vieira, mostra no texto Concreto: inovação e sustentabilidade como estamos trabalhando para desenvolver cimentos mais sustentáveis.

  • Diversidade e Inclusão – Um ambiente diverso e inclusivo

Promovemos um ambiente diverso, inclusivo e inspirador para nossas empregadas, empregados e partes interessadas. Acreditamos que a disseminação de ideias diversas auxilia na edificação de uma sociedade mais inclusiva e pautada pela equidade. Sendo assim, queremos atingir pelo menos 25% de mulheres em posições de liderança em 2030. O nosso gerente de Diversidade, Aldo Frachi, explica em detalhes como estamos trabalhando nesta pauta no artigo Qual seu propósito para fazer a diferença no mundo?.

  • Impacto Ambiental – Reduzimos nossa pegada ambiental

Gerenciamos os impactos de nossas operações e trabalhamos para que sejam cada vez mais sustentáveis, reduzindo assim nosso impacto sobre o meio ambiente e os recursos naturais. Temos a meta de reduzir para 520kg a emissão de CO2 por tonelada de cimento até 2030. Entre 1990 e 2019, já reduzimos 23% a emissão de CO2 por tonelada de cimento, volume que passou de 763 kg para 591 kg. Também prevemos atingir 45% de energia elétrica a partir de fontes renováveis. No artigo Redução na emissão de CO2 é sinônimo de competitividade na indústria do cimento nosso gerente de sustentabilidade, Fabio Cirilo, conta nossos esforços para redução da emissão de CO2.

  • Promovemos negócios de Economia Circular

Adotamos uma abordagem regenerativa na maneira de fazer negócios, buscando eliminar resíduos, revalorizar subprodutos de outras indústrias e ampliar o uso de recursos renováveis. Pretendemos atingir 53% de substituição térmica, percentual de energia vinda de combustíveis alternativos aos combustíveis fósseis e reduzir o fator clínquer para 68% – proporção entre o total de consumo de clínquer e produção de cimento. Também temos a meta de desenvolver um concreto 70% reciclado, que retornará às operações da empresa e será recuperado como novo concreto ou agregado.

Um exemplo do que já estamos fazendo em Economia Circular é a criação da nossa unidade de negócio de coprocessamento, a Verdera, em que utilizamos a destinação correta de resíduos para produção de energia térmica nos fornos de cimento. Nosso gerente-geral de coprocessamento, Eduardo Porciúncula, conta sobre essa nova unidade no artigo Um novo propósito para gestão de resíduos.

  • Geramos Valor Compartilhado com nossas comunidades

Somos partes importantes das comunidades onde operamos e vendemos nossos produtos. Acreditamos no poder transformador de nossa gente e de nossas soluções, e estamos comprometidos em gerar valor compartilhado, melhorando a vida das pessoas. Nossa gerente de Transformação Social, Priscilla Alvarenga, conta como atuamos nas comunidades onde operamos durante a pandemia do coronavírus neste artigo Atuação social: um elemento-chave para o gerenciamento de crise na pandemia.

Para 2030, nossa meta é ter 90% das nossas operações com engajamento, impacto e/ou programas de desenvolvimento em comunidades e 20% dos empregados engajados em iniciativas de voluntariado. Pretendemos também chegar ao percentual de 60% de fornecimento local, ou seja, realizar compras de empresas de locais onde operamos respeitando as especificidades e definições de cada região em que estamos presentes.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.