Artigo: Sustentabilidade na prática, a Iniciativa Carbono Bayer

Por Eduardo Bastos, Diretor de Sustentabilidade da Bayer para América Latina

Mudanças climáticas, segurança alimentar e biodiversidade são temas desafiadores que a humanidade vem enfrentando. Neste contexto, a agricultura tem um papel essencial para o desenvolvimento de soluções, que equilibrem a demanda por alimentos com a necessidade de produzir de forma mais eficiente e sustentável, preservando a biodiversidade dos recursos naturais.

Como empresa, nós da Bayer temos clareza sobre os nossos direcionadores: a visão “Saúde para todos, Fome para ninguém” e o propósito “Ciência para uma vida melhor”. Enquanto líder no segmento agrícola, guiamos a nossa atuação com base em três pilares estratégicos: Inovação, Transformação Digital e Sustentabilidade.

Estamos comprometidos em construir uma agricultura para beneficiar os produtores rurais, consumidores e o nosso planeta. Por isso, apenas em 2019, investimos mais de 2,3 bilhões de euros em Pesquisa & Desenvolvimento, para seguir oferendo soluções personalizadas em todo o mundo e atender às principais necessidades dos nossos clientes agricultores.

Nessa jornada por inovação, sustentabilidade é uma palavra indispensável, com uma série de definições. Para nós, significa três compromissos sólidos a serem cumpridos nos próximos dez anos, são eles: ajudar a reduzir em 30% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na agricultura, reduzir em 30% o impacto ambiental das tecnologias e melhorar a vida de 100 milhões de pequenos agricultores globalmente, o que inclui o Brasil como uma das potências agroambientais do mundo.

A redução de 30% das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) representa um desafio muito grande para construirmos sozinhos e, portanto, colaboração é uma palavra-chave em nosso vocabulário. No Brasil, demos início à Iniciativa Carbono Bayer, em parceria com a Embrapa e produtores, que visa construção de um modelo de captura de carbono para aumentar a sustentabilidade no agronegócio e gerar renda adicional para os agricultores. Em longo prazo, o objetivo é atingir o futuro de carbono zero para a agricultura, com o qual a Bayer está comprometida.

Parcerias para beneficiar os agricultores, consumidores e o nosso planeta

Cada vez mais, as empresas estabelecem parcerias com o governo, terceiro setor e academia, com o objetivo de unir esforços em prol de uma vida melhor em nosso planeta, cuidando para que o aumento de temperatura na Terra não ultrapasse 1,5°C, que é o limite estabelecido pela ciência para evitarmos uma catástrofe climática. O produtor sabe que extremos como o excesso de chuva e clima seco têm ficado mais frequentes e o acúmulo de carbono equivalente é parte desse problema.

Hoje, grandes empresas do mundo têm o desafio de neutralizar o carbono em suas operações e, assim como governos, estão se movimento nessa direção, impactando positivamente o mercado global. Para que isso aconteça de forma mais rápida, a Bayer está focada em desenvolver soluções e parcerias em três frentes: ABC, MRV e Mercado.

ABC, como o próprio nome diz é fomentar a Agricultura de Baixo Carbono, uma iniciativa pioneira do Brasil, que há cerca de 10 anos tem ajudado a promover técnicas para captura de carbono na lavoura, como: plantio direto, integração de sistemas, rotação de culturas, entre outras práticas. Estamos falando, basicamente, de produzir carbono, estocar no solo e manter boa parte dele lá.

MRV é a abreviação de Medição – Reporte – Verificação e consiste, de maneira simplificada, em converter o carbono estocado em créditos e, a partir disso, monetizá-lo (converter em dinheiro). Para isso, estamos investindo fortemente em redução de custos, métodos mais fáceis de serem replicados e, claro, aceitos pela ciência e pelo mercado.

O terceiro pilar é ajudar a fomentar o mercado de carbono, tanto voluntário quanto regulado. Não temos dúvidas de que a cocriarão é o melhor caminho e para apoiar a construção de um mercado regulado no Brasil, sem taxação de carbono.

No campo, já lançamos a iniciativa Carbono Bayer, com cerca de 500 produtores, em 14 estados do Brasil, para apreendermos juntos. Não temos dúvida que será uma caminhada incrível. A Iniciativa Carbono é sustentabilidade na prática, no Brasil e no mundo.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.