CEBDS prepares communication and sustainability guide

10 anos depois da primeira edição, documento será totalmente revisto, e vai mostrar os desafios para comunicação e relacionamento com as partes interessadas 

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)  iniciou o projeto de construção da segunda versão do Guia de Comunicação e Sustentabilidade, que completa uma década neste ano. Previsto para ser lançado até o fim do ano, a nova edição foi desenhada para ir muito além da simples revisão do documento original. A publicação mostrará os desafios para comunicação da sustentabilidade e aperfeiçoar as práticas e instrumentos utilizados atualmente. 

O primeiro guia foi resultado de uma pesquisa realizada com 25 empresas que responderam a seguinte pergunta “Comunicação e Sustentabilidade: O que sua organização pensa e faz nesta área?”. O guia contribuiu para melhorar a comunicação da sustentabilidade nas organizações.

O novo guia conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e restam poucas cotas de patrocínio disponíveis 

Planejado para atender às necessidades das empresas, o novo guia de comunicação e sustentabilidade também será uma referência para a sociedade em geral. “A primeira edição foi pioneira ao apresentar os caminhos e as ferramentas estão disponíveis”, destaca Marina Grossi, presidente do CEBDS. “A nova versão reflete as transformações observadas no mundo da comunicação e avança nos impactos e necessidades de relacionamento com as partes interessadas”, acrescenta.

A elaboração do guia está sendo conduzida pela área de comunicação do CEBDS no âmbito da Câmara Temática de Comunicação e Educação (CTCOM). O projeto – que já conta com o patrocínio das empresas Eletrobras, Heineken, Michelin e Ecolab – está sob a responsabilidade das agências Approach Comunicação e a Makemake, que venceram a licitação. 

A nova edição analisará a comunicação sob a ótica dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como a reputação da empresa é afetada por práticas sustentáveis. “O projeto prevê a realização de uma pesquisa para captar qual é o entendimento sobre sustentabilidade na sociedade (onde estamos), qual é a expectativa sobre esse tema (onde queremos chegar) e o que as empresas têm feito para melhorar essa compreensão (alguém já chegou lá?)”, explica Kelly Lima, gerente de comunicação do CEBDS.  

 

Pesquisas abertas para o novo Guia 

O CEBDS está realizando duas novas pesquisas que contribuirão para o novo Guia de Comunicação e Sustentabilidade. Uma é específica para empresas associadas , a outra pode ser respondida por profissionais de comunicação e sustentabilidade por quaisquer outras empresas, de todos os setores e segmentos. O prazo de participação na pesquisa é até o dia 15 de agosto.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.