Com posse de Biden, o desenvolvimento sustentável entra em pauta novamente

A primeiríssima medida que o presidente americano Joe Biden tomou em sua posse ontem foi trazer os Estados Unidos de volta ao Paris Agreement.  Para o Brasil, o recado do democrata é uma grande oportunidade e uma importante sinalização de que é urgente a implementação do nosso mercado de carbono. O Brasil já está preparado para adotar a precificação de carbono com integridade climática, proteção da competitividade e governança transparente e participativa. E o CEBDS vem liderando a construção de uma proposta de mercado doméstico de carbono compulsório elaborada ao longo de vários eventos e consultas aos seus membros. Além disso, precisamos implementar com urgência metas para a eliminação do desmatamento ilegal, sobretudo na Amazônia. O ano de 2020 já ficou marcado pelo enorme movimento capitaneado pelo CEBDS e o setor empresarial, que resultou no Notice from the Brazilian Business Sector

Biden ordenou ainda que as agências federais comecem a revisar e restabelecer mais de cem regulamentações ambientais que foram enfraquecidas ou canceladas pelo ex-presidente Donald Trump. A medida é uma tentativa de reparar o estrago feito pelo republicano em seu governo, quando fez de tudo para enfraquecer não só as principais metas domésticas de redução de carbono como também evitar o controle da crise climática. “Vamos combater as mudanças climáticas de uma forma que nunca fizemos antes”, disse Biden. Na ordem das prioridades do novo presidente está também o combate à crise instalada pela pandemia do coronavírus, a retomada econômica e o combate às injustiças raciais. O ano de 2021 continuará sendo um período de enormes desafios e exigirá ações firmes e concretas. Temos que assumir nosso papel de protagonista no desenvolvimento sustentável.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.