Com ratificação da UE, Acordo de Paris entrará em vigor

O Acordo de Paris, um marco global de combate às mudanças climáticas, entrará em vigor nos próximos 30 dias. Na última terça-feira (4,) o Acordo foi ratificado pelos Estados-Membros da União Europeia, ultrapassando assim a meta mínima de adesão estabelecida pelo documento durante a 21ª Conferência das Partes (COP21). O acordo previa a anuência de pelo menos 55 países, que respondem por 55% das emissões globais de gases de efeito estufa. Com a ratificação da comunidade europeia, o Acordo está respaldado por 72 países responsáveis por 56,75% das emissões.

Nas palavras do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, “a União Europeia transformou a ambição climática em ação climática”. O próximo passo será a apresentação da ratificação para as Organizações das Nações Unidas (ONU), o que está previsto para acontecer na próxima sexta-feira (7). Assim, o Acordo entrará em vigor antes da COP22, que acontecerá em Marrakesh de 7 a 18 de novembro e onde serão negociadas as ações que concretizarão os objetivos previstos no documento.

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) participou ativamente das negociações para a aprovação do Acordo durante a COP21, em 2015, e segue mobilizando o empresariado brasileiro no intuito de apresentar caminhos para a implementação da economia de baixo carbono e articular os setores público e privado, buscando alçar a sustentabilidade ao centro das decisões estratégicas. Para saber mais sobre o processo de construção do Acordo, confira o conteúdo produzido pelo CEBDS.

Para conhecer os compromissos assumidos pelo governo brasileiro, leia a NDC , que prevê a redução de emissão de gases de efeito estufa em 43% até 2030, o aumento da participação de bioenergia sustentável na sua matriz energética em 18% até 2030, a restauração e reflorestamento de 12 milhões de hectares de florestas, dentre outros objetivos.

Imagem – créditos: Parlamento Europeu

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.