Corporações alertaram G20 a manter o Acordo de Paris como prioridade

A comunidade executiva global articulada pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) reforçou a importância do cumprimento do Acordo de Paris junto aos líderes presentes na reunião do G20, realizada nos últimos dias 7 e 8 de julho em Hamburgo, na Alemanha. O governo brasileiro recebeu o posicionamento por meio do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Em carta enviada aos líderes globais, o setor empresarial afirma que “a realidade da mudança climática é irrefutável e o panorama de negócios para afirmar isso está mais forte do que nunca”, enfatizando que os “líderes de todas as partes do mundo precisam agir agora, e com determinação, para direcionar a economia global em um caminho sustentável alinhado com o Acordo de Paris”.

Além de solicitar a reafirmação do compromisso com a implementação do Acordo de Paris, a carta também salientou a importância da introdução de incentivos econômicos que efetivamente estimulem a transição para uma economia de baixo carbono, incluindo mecanismos de precificação de carbono e reforma dos subsídios de combustíveis fósseis.

A declaração final do encontro do G20 na Alemanha reafirmou a determinação de enfrentar as mudanças climáticas. O documento, entretanto, evidencia a divergência entre os Estados Unidos e os demais membros do G20, com críticas à saída dos norte-americanos do Acordo de Paris.​

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.