Especialistas debatem na Costa Rica como enfrentar crise climática

Começa nesta terça-feira na Costa Rica um encontro de três dias para discutir uma agenda contra a mudança climática. Estão reunidos mais de mil delegados do mundo todo, incluindo 30 ministros do meio ambiente. Os participantes mostraram a necessidade de buscar na natureza os mecanismos para conter o aquecimento global, provocado pela emissão de dióxido de carbono (CO2).

O encontro serve como preâmbulo para a 25ª Conferência das Partes (COP 25) sobre mudança climática da ONU, que será realizada entre os dias 2 e 13 de dezembro no Chile. A ministra chilena do Meio Ambiente, Carolina Schmidt, que presidirá o evento explicou que o encontro em seu país marcará um “ponto de inflexão” nas deliberações climáticas, ao passar das negociações à ação.

Mudanças climáticas ameaçam produção de alimentos

O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) apresentou a a conexão entre o uso da terra e seus efeitos sobre a mudança climática. O documento mostra como solos e florestas doentes agravam as mudanças climáticas. As conclusões do IPCC são resultado de dois anos de trabalho de 103 peritos de 52 países, que participaram voluntariamente do estudo.

O relatório discutido com os governos no início de agosto em Genebra, na Suíça, foi aprovado por consenso por todos os países que participam do IPCC. Aponta que, caso o aquecimento global ultrapasse o limite de 2º Celsius estabelecido pelo Acordo de Paris, provavelmente as terras férteis se transformarão em desertos, as infraestruturas vão se desmoronar e os fenômenos meteorológicos extremos colocarão em risco o sistema alimentar.

Os autores enfatizam que as recomendações do relatório podem ajudar os governos a prevenir os piores danos, reduzindo a pressão sobre a terra e tornando os sistemas alimentares mais sustentáveis, enquanto atendem às necessidades de uma população crescente.

“Minha esperança é que este relatório tenha algum impacto sobre como consideramos a terra no contexto das mudanças climáticas e sobre as políticas que promoverão a gestão sustentável da terra e sistemas alimentares sustentáveis”, afirmou Alisher Mirzabaev, coautor do relatório do IPCC.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.