Guia Prático da Cadeia de Valor Sustentável

Você sabia que ter uma Cadeia de Valor sustentável gera um ciclo de benefícios para a sua empresa?

A Cadeia de Valor sustentável é um tema fundamental. Não apenas para o futuro, mas para hoje.

A sociedade tem avançado em diversos sentidos. A tecnologia, os hábitos sociais e as necessidades mudaram completamente do que eram há alguns anos. Infelizmente, o clima também mudou.

Por isso, as empresas precisaram adaptar-se à nova realidade. Neste sentido, uma das melhores formas de atender aos anseios do mercado consumidor, das organizações governamentais e da sociedade como um todo, é construindo uma Cadeia de Valor Sustentável.

Leia esse outro artigo sobre como criar um plano de logística sustentável do nosso blog.

E é sobre isso que esse texto trata. Descubra o que é e porque é tão importante investir em uma Cadeia de Valor Sustentável consciente e eficiente.

Se tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário no fim da página.

Boa leitura!

Introdução – O que é uma Cadeia de Valor sustentável

A sua empresa possui uma gestão de Cadeia de Valor sustentável?

Uma cadeia de valor sustentável é formada por três bases: processos produtivos, subprodutos utilizados nos processos como a energia elétrica e claro, a cadeia de fornecedores.

Esse último é o mais importante. Afinal, por ser um fator externo, é o mais difícil de gerenciar.

“Essa cadeia é responsável por cerca de 50% a 70% dos gastos totais de uma companhia e por boa parte das emissões de gases de efeito estufa. As grandes empresas já reconhecem que uma cadeia de suprimentos sustentável é um imperativo do negócio”, reforça a assessora de Projetos Institucionais do CEBDS, Tatiana Araújo.

Esses três âmbitos precisam estar em perfeita harmonia em sua busca por otimização e inovação em prol do meio ambiente. Se apenas um deles não tiver a devida atenção na construção da estratégia de sustentabilidade da empresa, a Cadeia de Valor Sustentável pode estar comprometida.

Algumas empresas não enxergam os benefícios de possuir uma Cadeia de Valor Sustentável e podem até achar que controlar a emissão de gases, desperdício de insumos, condições de trabalho e o impacto de suas atividades em sua cidade não são importantes.

As iniciativas para implementar e otimizar esses processos e parceiros pode parecer cara e trabalhosa. No entanto, o ganho em imagem da corporação diante da sociedade, o sentimento de trabalhar em um ambiente saudável, os novos argumentos para negócios e até a economia gerada pelas inovações são vantagens que contribuem para aumentar a competitividade e somente uma organização sustentável pode alcançar isso.

Por que é tão importante?

Além de garantir selos de sustentabilidade que podem garantir negócios internacionais e boas campanhas de marketing, ter um negócio sustentável é a forma mais prática de transformar a visão, missão e valores da empresa em uma cultura viva e eficaz.

Imagine ter uma equipe de colaboradores que se preocupam com a segurança do trabalho e controlam todos os aspectos dos processos de acordo com metas e objetivos sustentáveis.

Ou então, em ter uma cadeia de fornecedores e distribuidores que leva a missão da organização adiante. Essa é uma vantagem competitiva real. Veja alguns benefícios de ter uma cadeia de parceiros conscientes:

  • Garantir mais segurança no trabalho;
  • Ter uma empresa socialmente responsável;
  • Construir um negócio ambientalmente correto;
  • Criar um ambiente de trabalho sadio;
  • Contribuir localmente com mais qualidade de vida;
  • Manter os processos em constante inovação;
  • Relações melhores com empresas internacionais;
  • Relações melhores com Órgãos Governamentais;
  • Estabelecer uma imagem a médio e longo prazo positiva.

Claro que existem muitos outros ganhos diretos e indiretos, mas as grandes empresas não devem focar apenas em benefícios, pois ser sustentável é um dever.

Como implementar uma Cadeia de Valor sustentável

É mais simples do você imagina.

A essência da Cadeia de Valor Sustentável está no cuidado com o ser humano e é precisamente esse cuidado com o próximo e com o amanhã da organização que faz uma Cadeia de Valor Sustentável.

Veja a seguir algumas dicas para você transformar sua companhia:

Otimize os seus processos

Existe uma forma de inovar os processos produtivos, seja com equipamentos ou novas tecnologias? Às vezes, uma forma de gastar menos energia elétrica já é uma inovação que a longo prazo pode economizar recursos da empresa e, claro, do planeta.

Conheça sua cadeia de suprimentos

Não basta criar um acordo de boas práticas com os fornecedores da sua empresa. É fundamental certificar-se da capacidades deles cumprirem o acordo.

E claro, fiscalizar periodicamente se continuam trabalhando dentro das regras estabelecidas.

Começar essa preocupação do zero pode ser traumática para os seus fornecedores. Então, estabeleça metas progressivas, com vistas a construir uma relação cada vez mais positiva e sustentável.

Estabeleça um padrão para fornecedores

Mesmo com um processo de adaptação para fornecedores, é importante estabelecer um nível para novos parceiros. Assim, eles terão que se adaptar para atender os padrões mínimos de sustentabilidades para fazer negócios com sua empresa.

Faça visitas à cadeia de parceiros

Se possível, não programadas. É melhor você descobrir situações de irregularidade e tratar esses problemas internamente do que a mídia.

Casos de condições degradantes de trabalho e segurança, falta de cumprimento da legislação e muitos outros já chegaram a jornais e mancharam a imagem de grandes empresas, muitas vezes de forma irreversível. E elas muito provavelmente nem sabiam que estavam fragilizadas.

Então, não deixe a relação com fornecedores tornar-se distante. Mantenha-os por perto.

Capacite seus parceiros

Em caso de irregularidade, não demita partes da sua cadeia de suprimentos sem mais nem menos. É possível regularizar situações mediante treinamentos e capacitação.

Lembre-se: sustentabilidade tem a ver com o ser humano. Talvez não existam tantos players que atendam ao nível de exigência que a sua empresa necessita.

Nesse caso, não há outra saída a não ser construir um programa de treinamento completo para fornecedores.

Assista ao Webinar de Compras Sustentáveis e conheça o exemplo do Grupo Boticário

Conclusão

Pronto para ter uma Cadeia de Valor Sustentável?

O marketing tem um valor imprescindível sobre a imagem da sua empresa, mas ele por si só não se sustenta se sua empresa não tiver uma personalidade verdadeiramente altruísta em todas suas atitudes.

Imagine como se a organização fosse uma pessoa. Ela seria honesta e consciente se fizesse negócios com pessoas que não são transparentes e socialmente amigáveis?

Leia outros artigos do blog:

Ou seja, assim como nós somos responsáveis por nossos contatos e parcerias, as corporações são responsáveis pela sua cadeia de fornecedores e distribuidores. Assim, todos eles devem refletir a identidade da empresa.

Quer saber como otimizar a gestão de carbono da sua Cadeia de Valor Sustentável? Baixe o nosso guia completo e torne-se uma referência em seu segmento!

Obrigado por ler até aqui!

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.