Hacking Rio gera soluções para a cidade do Rio

A maratona de hackers, que contou com o apoio do CEBDS, reuniu cerca de 1,5 mil participantes em 15 hackathons coletivos entre os dias 18 e 20 de outubro no Rio de Janeiro. A Equipe que ficou em primeiro lugar foi o “Projeto Arcanjo”, do cluster saúde, e recebeu R$ 15 mil. O “Meu Lugar”, cluster turismo, ficou em segundo lugar, já o terceiro lugar foi do “Rockbase”, cluster de esporte.  

O evento reuniu a maior maratona de desenvolvedores da América Latina e especialistas para pensarem e debaterem soluções de alto impacto para problemas reais enfrentados pela sociedade no atual momento de transformação digital. 

O Hacking.Rio contou com mais de mil profissionais das áreas de desenvolvimento, programação, designers e da área de negócios numa competição de 42 horas de desenvolvimento de novas tecnologias capazes de solucionar problemas como os de transporte, saúde e educação no Rio. Os perfis foram selecionados por um comitê e alocados nos 15 hackathons temáticos que acontecerão simultaneamente.

“Na era da transformação digital, em que buscamos criar negócios exponenciais e reinventar nossas carreiras, o hackathon é uma ferramenta de aprendizado coletivo, ágil, uma experiência única para ajudarmos a inspirar a nova geração de “smart people”. Gente que cria, faz e inova como propósito de vida”, diz Lindália Junqueira, realizadora do Hacking.Rio e co-fundadora do movimento Juntospelo.Rio. 

Os temas trabalhado pelos grupos de hackers foram: educação; energia; esporte; alimentação; construção, cultura e economia criativa; seguros; mobilidade; óleo e gás; distribuição e conveniência; segurança, defesa e cybersecurity; sustentabilidade e oceanos; cooperativismo de plataformas e turismo.

Dentro dos desafios de cada setor, os grupos trabalharam sobre a ótica dos 17 desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que devem ser implementados em todo o mundo até 2030.

 

Créditos foto: Hacking Rio

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.