Monitoramento, reporte e aspectos de mercados são temas do 2º workshop sobre Títulos Verdes

Com o objetivo de aumentar o conhecimento prático sobre Títulos Verdes como instrumentos financeiros e de investimento, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e a Strategic Alliance, composta pelo, a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) and the Banco Skandinaviska Enskilda (SEB), promoveram nesta terça (4) e quarta-feira (5) a segunda rodada de workshops, dessa vez com o foco nas etapas finais do processo de emissão de um título: monitoramento, reporte e aspectos de mercado.

A coordenadora da Câmara Temática de Finanças Sustentáveis do CEBDS, Laura Albuquerque, salientou que os workshops são fruto de uma estratégia iniciada no ano passado para impulsionar o desenvolvimento do mercado de Títulos Verdes no país. “Em 2016 criamos um conselho com a Climate Bonds Initiative (CBI) para, entre outros objetivos, alavancar esse mercado; lançamos com a Febraban um guia para emissão de Títulos Verdes para disseminarmos esta ideia entre nossas empresas associadas; e realizamos com a Strategic Alliance o primeiro workshop sobre o tema. Desde 2015, quatro empresas emitiram títulos nessa modalidade – Fibria, Suzano, BRF e CPFL Renováveis– e o BNDES criou um fundo que foi um marco muito importante para esse mercado”, contextualizou.

O Itaú deu as boas-vindas ao participantes

Realizado no Itaú, em São Paulo, o workshop contou com a participação de cerca de 110 representantes de empresas, consultorias, mercado financeiro e setor público. As palestras foram ministradas por especialistas de instituições referência em Títulos Verdes no Brasil e mundo, como a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV (GVces), o Climate Bonds Initiative, a GIZ e o SEB.

O CEBDS transmitiu ao vivo pelo Facebook quatro palestras. Confira abaixo.

Financiamento climático

Annelise Vendramini destacou o grande crescimento desses títulos

Na palestra de abertura, a coordenadora de Finanças Sustentáveis da GVces, Annelise Vendramini, afirmou que a emissão de Títulos Verdes no mundo totalizou US$ 81 bilhões apenas em 2016. “O que chama atenção é o constante crescimento dos Títulos Verdes desde 2007 e eles vem ganhando cada vez mais espaço”, destacou. Ela ainda ressaltou a necessidade de descarbonizar a economia por meio de um decoupling, ou seja, desassociar o crescimento do PIB do crescimento das emissões de gases de efeito estufa. Confira na íntegra.

Guia para emissão de Títulos Verdes

A assessora de Relações Institucionais da Febraban, Beatriz Stuart Secaf, apresentou o Guia para Emissão de Títulos Verdes, elaborado pelo CEBDS em parceria com a federação. Veja como foi.

Perspectivas para o mercado no mundo e no Brasil

Thatyanne Gasparotto do CBI apresenta análise para 2017

A representante do Programa Brasileiro da CBI, Thatyanne Gasparotto, também salientou que o mercado de Títulos Verdes “explodiu”, destacou que a previsão para este ano é de as emissões alcancem US$ 130 bilhões e de que haja cada vez mais diversidade no perfil dos emissores.

Na sequência, o chefe do Departamento de Fomento ao Mercado de Capitais do BNDES, André Mendes, apresentou o Fundo de Energia Sustentável, criado pelo banco para, entre outras razões, associar um setor prioritário para o desenvolvimento no país – infraestrutura – com a agenda de sustentabilidade – dos Títulos Verdes. “A associação entre green bonds e infraestrutura veio a partir da participação de uma reunião do Conselho Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável do Mercado, uma iniciativa do CEBDS e da Climate Bonds Initiative”, explicou. Assista as palestras de Gasparotto e Mendes.

 

[slideshow_deploy id=’7649′]

 

Apresentações:

 

 

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.