Política hídrica no interior de SE ganha prêmio de sustentabilidade

O projeto “Águas de São Cristóvão” conquistou o primeiro lugar na  3ª edição do Prêmio Cidades Sustentáveis, no tema Acesso a Serviços, categoria municípios pequenos. “Hoje nós podemos dizer que estamos ricos”, disse um morador da comunidade Brasilinha, periferia de São Cristóvão (SE). A declaração resume a emoção dos quase 90 mil habitantes da pequena cidade nordestina que hoje comemora a facilidade de ter, pela primeira vez, água tratada em quase 100% das casas. 

O projeto, iniciado em 2017, inovou ao priorizar uma administração integrada dos recursos hídricos sempre com o foco em três pilares: gestão participativa, acesso à água como direito e qualidade dos serviços e produtos. O poder público municipal, responsável pela iniciativa alinhou as ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU, principalmente no ODS 3, que visa “assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades” e ODS 6, que busca “assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”.

Brazilian Business Commitment to Water Security

Entendendo a urgente necessidade em tratar a crítica realidade da segurança hídrica brasileira, o CEBDS conta com o Brazilian Business Commitment to Water Security, que além de consolidar a contribuição efetiva do empresariado brasileiro ao País, possibilitará que o Brasil desponte no cenário das grandes agendas e marcos globais de água, como protagonista na implantação de soluções inovadoras, levando este legado ao próximo Fórum Mundial da Água, no Senegal em 2021.

O CEBDS e as empresas signatárias querem que esse Compromisso se torne uma referência nacional de contribuição efetiva das empresas para a segurança hídrica no País. Isso trará transparência e visibilidade a dados e informações sobre ações, projetos, metas e compromissos assumidos, individual e coletivamente, pelas companhias signatárias, permitindo maior engajamento e difusão de experiências, aprendizados e informações entre o setor empresarial brasileiro.

 

Créditos da foto:  Jarbas Oliveira/Folhapress

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.