Quebrando Muros Project discusses sustainable shopping in its debut

Difundir as noções de sustentabilidade para os mais diversos setores que compõem as empresas. Essa é a principal finalidade do projeto Quebrando Muros, lançado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) na última quinta-feira (3), com o Webinar de Compras Sustentáveis. A iniciativa é da Câmara Temática de Comunicação e Educação (CTCom).

A assessora de Projetos Institucionais do CEBDS, Tatiana Araújo, iniciou a conversa reforçando a importância das empresas trabalharem a sustentabilidade em sua cadeia de fornecedores e suprimentos. “Essa cadeia é responsável por cerca de 50% a 70% dos gastos totais de uma companhia e por boa parte das emissões de gases de efeito estufa. As grandes empresas já reconhecem que uma cadeia de suprimentos sustentável é um imperativo do negócio”, destacou, apresentando o Sustainable Purchasing Manual, elaborado pelo CEBDS.

Em sua apresentação, Tatiana ressaltou os benefícios da implementação de compras sustentáveis nas empresas. O engajamento dos fornecedores na pauta de sustentabilidade, a resposta às metas corporativas e a construção de reputação associada à sustentabilidade são algumas das vantagens adquiridas pelas companhias nesse processo.

O especialista sênior de Sustentabilidade do Grupo Boticário, Luiz Felipe Martins Lobo, abordou o desenvolvimento do sistema de compras sustentáveis de sua empresa. “A sustentabilidade é parte do nosso negócio. Há 20 anos, implementamos um programa de desenvolvimento de fornecedores. Hoje, temos algo em torno de R$ 270 milhões em negociação com nossos parceiros e nossa meta é aumentar significativamente esse valor, com vistas a concluir 2017 chegando a R$ 1 bilhão de negócios por meio de compras sustentáveis”, sinalizou.

O webinar contou com a mediação do coordenador de Comunicação do CEBDS e da CTCom, Vinicius Mansur. O debate está disponível em nosso canal do YouTube.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.