Relatório de sustentabilidade do WBCSD analisa mundo pós-Covid

Marcado pela pandemia da Covid-19, o ano de 2020 alterou drasticamente a forma de viver dos mais de 7 bilhões de habitantes do planeta. Transformou o modo como indústrias operam, empresas trabalham e impôs com urgência uma discussão mais profunda sobre as bases da economia global. Desigualdades sociais foram acentuadas. E o novo normal vem mostrando que a sustentabilidade não pode mais ser negligenciada: precisa ser a principal referência para os negócios. 

Pensando em todas essas questões, o Relatório Anual do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), divulgado nesta quarta-feira (21/10), apresenta os impactos causados pela pandemia, vincula esses problemas a questões prementes ligadas à sustentabilidade, e mostra algumas das soluções que a organização vem buscando.

O CEBDS é o representante no Brasil da rede do WBCSD, que conta com cerca de 60 conselhos nacionais e regionais em 36 países e de 22 setores industriais, além de 200 grupos empresariais, atuando em todos os continentes. Para compor o relatório, líderes de diferentes organizações do mundo inteiro escreveram sobre como vêm pensando e refletindo sobre o atual cenário de pandemia e sustentabilidade. 

A presidente do CEBDS, Marina Grossi, relatou a situação da América Latina, tão duramente atingida pela pandemia, e ressaltou a importância de relatórios de sustentabilidade, como os do WBCSD, para promover um engajamento maior de todas as partes afetadas. Segundo ela, a transparência é um valor importante num percurso de mais sustentabilidade e de combate a desigualdades sociais. “Para uma recuperação mais justa, que promova as inclusões social e ambiental, as organizações devem estar atentas à importância de relatórios precisos.”

No Relatório, o WBCSD traz um pensamento estratégico que contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Acordo de Paris, a Visão 2050 do WBCSD — e a ReVisão 2050 liderada pelo CEBDS para identificar desafios e propor caminhos para negócios mais resilientes no longo prazo — além de práticas mais inclusivas no novo capitalismo de stakeholders.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.