Semana do Clima chega ao fim, mas continue fazendo sua parte

A Semana do clima da América Latina e Caribe da ONU terminou na última sexta-feira (23/08), mas as ações em prol da sustentabilidade tão discutidas por autoridades do Brasil e de 26 países durante o evento podem e devem ser colocadas em prática. Pequenas atitudes no dia a dia podem contribuir para um futuro mais sustentável para as próximas gerações. Confira:

Ande de bike 

Veículos como os carros e motos poluem o meio ambiente. Sempre que possível substitua o automóvel pela bicicleta. Além de que, o uso desse meio de transporte também proporciona diversos benefícios para a saúde.

Use a máquina de lavar apenas quando estiver completamente cheia

A máquina de lavar consome muita energia elétrica e água, procure usá-la somente em sua capacidade máxima. Caso precise muito lavar alguma peça e não tenha roupas sujas o suficiente para enchê-la , procure optar pela lavagem manual.

Evite talheres e copos descartáveis

Muita água é utilizada na produção desses utensílios, a maioria deles não será reciclada devido ao seu baixo preço de mercado e são produtos que demoram muito para se decompor na natureza.

Substitua suas lâmpadas

Atitude sustentável ideal para ser utilizada em casa, no escritório, nas escolas e até mesmo em locais públicos. Evite utilizar lâmpadas incandescentes, pois elas gastam muita energia. Entre as lâmpadas fluorescentes e as de LED, opte pelas lâmpadas de LED sempre que possível. Elas são muito mais econômicas e possuem vida útil bem maior.

Aproveite ao máximo todo alimento

Você sabia que cerca de uma parte de toda a produção mundial de alimentos é jogada fora? Pois é, o é desperdício é imenso. Procure sempre consumir tudo o que compra e, em vez de jogar fora os restos, faça compostagem.

Descarte corretamente seus resíduos nocivos 

Todos os resíduos que geramos devem ser descartados de forma correta. Procure sempre locais apropriados para o descarte de resíduos nocivos ao meio ambiente (pilhas, baterias, lixo hospitalar etc), com o objetivo de evitar efeitos negativos ao ecossistema, como a contaminação da água e do solo, transmissão de doenças, etc.

Plante árvores

Plantar árvores contribui para a purificação do ar, conservação da água, auxiliam na recuperação da capacidade produtiva do solo, no combate à erosão e no aumento da diversidade biológica. Além disso, as árvores deixam os ambientes mais frescos e bonitos.

Diminua o uso de embalagens e dê preferência às recicláveis

Evite sempre sacolas plásticas e embrulhos, procure sempre as maiores embalagens, de preferência com refil, pois isso é sinônimo de economia de recursos naturais. Além disso, dê preferência à produtos com embalagens recicláveis e lembre-se sempre de separá-las para a reciclagem.

Instale uma válvula regulador em sua descarga

Nem toda descarga precisa da mesma quantidade de água. A instalação de uma válvula reguladora é uma forma de economizar bastante água no dia a dia. Essa atitude pode ser introduzida em qualquer lugar, como casas, empresas, escolas e locais públicos. A regra é simples: uma quantidade menor de água para o número 1 e uma quantidade maior para o número 2.

Reutilize a água da sua máquina de lavar

A máquina de lavar é um dos aparelhos domésticos que mais desperdiçam água. Um sistema para reutilizar a água de sua máquina de lavar é algo muito atrativo para o meio ambiente e para o bolso.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.