Série de webinares do CEBDS discute a relação da Covid-19 com a sustentabilidade

Webinares irão discutir o mundo pós-pandemia

Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável vinha revisitando suas diretrizes de longo prazo, lançadas em 2012, durante a Rio+20, na publicação Visão 2050, quando o mundo foi atingido pela pandemida da Covid-19. Isso obrigou uma reavaliação dos temas prioritários que seriam abordados, agora sob essa nova ótica. Mais do que encontrar respostas sobre como será o mundo pós-pandemia, a série de webinares propõe subsídios para o debate sobre futuros possíveis, sistêmicos e com propósitos. O objetivo é transformar a atual crise em uma oportunidade de acelerar a implementação de uma agenda para o desenvolvimento sustentável de longo prazo.

Confira abaixo os temas e dos webinares:

ÁGUA e SANEAMENTO

Data: 29 de abril
Horário: 8h às 9h30

Este webinar irá tratar das principais consequências sociais e econômicas do grande déficit do Brasil no setor, que tem quase metade da população sem acesso a saneamento básico, no contexto de uma pandemia como a COVID-19.

Debatedores confirmados: Stela Goldenstein, country coordinator do WRG 2030 do World Bank; Teresa Vernaglia, presidente da BRK Ambiental; Joyce Trindade, cofundadora e diretora do Projeto Manivela.

Participação especial: Édison Carlos, presidente-executivo do Instituto Trata Brasil.

Moderadora: Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS)

Confira here como foi o debate.

PESSOAS

A desigualdade social poderá ser intensificada com os efeitos pós-emergenciais da COVID-19, comprometendo a garantia dos Direitos Humanos. O webinar irá discutir as melhores práticas que as empresas, de diferentes setores, vêm adotando no atual estágio de combate ao coronavírus e qual o seu planejamento para mitigação dos impactos sociais futuros.

Data: 13 de maio
Horário: 8h às 9h30

Debatedores confirmados: Denise Hills, diretora global de sustentabilidade da Natura; Valdemar Oliveira Neto, CEO da World-Transforming Technologies; Amanda Da Cruz, coordenadora do GT ODS na Engajamundo.

Moderadora: Luciana Nicola, superintendente de relações institucionais, sustentabilidade e negócios inclusivos do Itaú.

Confira here como foi o debate.

FINANÇAS 

Data: 27 de maio

Horário: 8h às 9h30

Abordará a atuação e contribuição do setor empresarial no futuro das finanças, considerando os aprendizados da multi-crise desencadeada pela pandemia no Brasil. De que forma as empresas podem colaborar para estimular as pretendidas mudanças de valores e de comportamentos? Como as empresas podem atuar com responsabilidade face a crise pandêmica ao mesmo tempo em que se adaptam para alcançar a resiliência a longo prazo? Estas e outras questões serão tratadas.

Debatedores confirmados: Tânia Consentino, presidente da Microsoft Brasil; Nabil Kadri, chefe do departamento de meio ambiente e Amazônia do BNDES; Luciano Gurgel, diretor de investimento na Yunus Social.

Moderador: Leonardo Letelier, CEO da SITAWI Finanças do Bem.

Confira here como foi o debate.

ALIMENTOS

Data: 10 de junho

Horário: 8h às 9h30

Irá apresentar como o setor empresarial pode contribuir para o fortalecimento do sistema de alimentos durante a pandemia com responsabilidade social e ambiental. A forma de trabalho está mudando, neste webinar o objetivo será discutir o impacto dessas mudanças na produção e distribuição de alimentos e as implicações da crise do coronavírus.

Debatedores confirmados: Ana Cristina Corrêa Guedes Barros, gerente de assistência do Departamento Nacional do Sesc; Lucio Vicente, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil; Juliana Medrado Tângari, diretora do Instituto Comida do Amanhã; Cristiane Lourenço, líder global de relacionamento com a cadeia de alimentos e nutrição para a América Latina da Bayer.

Moderador: Ricardo Pereira, diretor técnico do CEBDS.

Confira here como foi o debate.

ENERGIA

Data: 24 de junho

Horário: 8h às 9h30

Neste webinar serão discutidos o cenário e os desafios pós pandemia do coronavírus para a pauta energética.

Debatedores confirmados: André Clark, presidente e CEO da Siemens Energy Brasil; Solange Ribeiro, presidente adjunta da Neoenergia; Tiago Alves, CEO da Sunew – Filmes Fotovoltáicos Orgânicos‎; André Araujo, presidente da Shell Brasil; Heloísa Borges Esteves, diretora de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, da Empresa de Pesquisa Energética (EPE)

Moderadora: Marina Grossi, presidente do CEBDS.

Confira here como foi o debate.

BIODIVERSIDADE E FLORESTAS

Data: 08 de julho

Horário: 8h às 9h30

A importância das florestas e dos serviços ecossistêmicos é ainda mais evidenciada nesta pandemia. Neste webinar serão destacados como o cuidado com a biodiversidade será importante no processo de retomada pós coronavírus.

Debatedores confirmados: João Campos Silva, presidente do Instituto Juruá; Patrícia Daros, gerente de Biodiversidade e Recuperação Ambiental da Vale, diretora de Operações do Fundo Vale e diretora-presidente do Instituto Ambiental Vale VALE; Professor Carlos Nobre. Yugo Matsuda, gerente de sustentabilidade da Suzano Papel e Celulose

Moderação: Viviane Severiano, consultora ERM

Confira here como foi o debate.

ECONOMIA CIRCULAR

Data: 22 de julho

Horário: 8h às 10h

A pandemia levou milhões de pessoas a novos hábitos e maneiras de se relacionar. Além de apresentar novas maneiras de lidar com as coisas. A importância de pensar como o seu consumo impacta o todo ao seu redor será discutido neste webinar.

Debatedores confirmados: Rodrigo Santiago, diretor de Relações Institucionais da Michelin; Lea Gejer, fundadora da Ideia Circular; Mike Oliveira, coordenador de Iniciativas Sistêmicas para a América Latina da Fundação Ellen MacArthur; Richard Lee, head de Sustentabilidade da Cervejaria Ambev; Fabiana Quiroga, diretora de Reciclagem e Plataforma Wecycle da Braskem.

Moderation: Ricardo Pereira, diretor de Desenvolvimento Técnico do CEBDS

Confira here como foi o debate.

CIDADES 

Data: 05 de agosto

Horário: 8h às 9h30

O acesso a cidade se modificou. Os problemas sociais se evidenciaram e a falta de acesso a serviços básicos se mostraram problemas urgentes. Este webinar mostrará a necessidade de cidades resilientes e inclusivas.

Debatedores confirmados: Marcos Bicudo, presidente da Vedacit; Viviane Mansi, presidente da Fundação Toyota do Brasil; Preto Zezé, presidente da CUFA Global; Rodrigo de Oliveira Perpétuo, secretário executivo do ICLEI América do Sul

Moderation: Marina Grossi, presidente do CEBDS.

Confira here como foi o debate.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.