UFRJ desenvolve fígado bioartificial

O estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Biofísica da Universidade Feral do Rio de Janeiro investiga as possibilidades de tratamento para as doenças hepáticas por meio da produção de fígados bioartificiais. O objetivo da pesquisa é utilizar os fígados bioartificiais em transplantes e em testes para fabricação de medicamentos.

Segundo a coordenadora da pesquisa e professora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, Regina Goldenberg, há um percentual de 40% a 70% de pacientes que apresentam rejeição ao novo fígado. “Por este alto índice de problemas nos transplantes, pensamos em caminhos para desenvolver um fígado bioartificial, com técnicas modernas de bioengenharia, que evitaria casos de rejeição do organismo”, afirmou.

Know more: https://projetocolabora.com.br/ods3/pesquisa-da-ufrj-desenvolve-figado-bioartificial/

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.