BNDES aumenta sua participação no financiamento da energia solar

Na última segunda-feira (03/10), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou sua nova política de financiamento para o setor elétrico, dando prioridade às fontes renováveis alternativas. O BNDES determinou que aumentará a sua participação máxima no financiamento de projetos de energia solar à Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de 70% para 80%, reduzindo a participação máxima em projetos de energia térmica a combustíveis fósseis de 70% para 50%. A participação máxima do Banco no financiamento de grandes centrais hidrelétricas à TJLP também foi reduzida de 70% para 50%. Foram mantidos os percentuais de 80% para projetos de eficiência energética e 70% para usinas eólicas, a biomassa, de cogeração e pequenas centrais hidrelétricas.

O BNDES anunciou ainda que vai subscrever até 50% do valor das debêntures a serem emitidas pela empresa tomadora do crédito. Segundo o Banco, essa proposta abre espaço para a emissão de debêntures de infraestrutura, cujos prazos de financiamento são de cerca de 10 anos.

Alavancar o financiamento de energias renováveis é uma das pautas que o CEBDS tem defendido, como exposto neste estudo do Conselho de Líderes da instituição: Financiamento à energia renovável: entraves, desafios e oportunidades.

O documento traz uma série de propostas para melhorar o acesso dos projetos de energia renovável alternativa no Brasil às diversas fontes de financiamento e foi apresentado à presidência e diretoria do BNDES em reunião com os CEO’s do Conselho de Líderes no dia 15 de agosto. A coordenadora das Câmaras Temáticas de Energia e Mudança do Clima e Finanças Sustentáveis, Lilia Caiado, destaca “Estamos dando prosseguimento a esse trabalho conjunto para desenvolver as propostas que fizemos, entre elas a emissão de títulos verdes. Além disso, no âmbito global, com o projeto Low Carbon Technology Partnership Initiative (LCTPi) , do World Business Council for Sustainable Development (WBCDS) vem trabalhando o grupo tecnológico de energias renováveis com foco em financiamento”.

 

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.