Confira cinco dicas sustentáveis para aproveitar a Black Friday

Consumir com consciência faz bem para o bolso e para o planeta

Novembro já está acabando e com a proximidade do Natal as promoções começam a ocupar as vitrines e a internet. A Black Friday, é o período que o brasileiro mais procura por promoções na internet. Mas, será que aquele produto com 50% de desconto é realmente necessário? O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) te convida a repensar o consumo e aproveita a data para dar dicas sustentáveis de como consumir com consciência respeitando os limites do planeta Terra.

As Nações Unidas estimam que até 2100 a população humana chegará até 11,2 bilhões. A população aumenta a cada ano e a natureza não para de dar sinais de que está em desequilíbrio. Assim, fica claro que se a humanidade pretende continuar vivendo de forma harmoniosa, os padrões de produção e consumo precisam ser revistos com urgência.

Agora é só anotar as dicas e economizar tempo, dinheiro e, principalmente, o nosso planeta.

Dicas sustentáveis

Dica 1 – Entenda sua real necessidade.

Entenda o que você precisa realmente adquirir ou não. Fique atento com as promoções “pague 1 leve 2”, lembre-se que se você não precisa, você não paga nenhum. Saiba o que realmente é necessário para você.

Dica 2 – Saiba o que está comprando.

Saiba a procedência dos produtos e serviços da empresa em que você irá comprar. O preço pode ser muito chamativo, mas precisa garantir a qualidade do produto ou serviço. Muitas vezes o barato pode sair caro. Checando comentários e realizando pesquisas, você pode de fato fazer um bom negócio.

Dica 3 – Conheça a empresa e o site que vendem o produto.

Além de evitar golpes, conhecendo a empresa e o site você pode ser ainda mais responsável na compra. Busque informações da empresa sobre a cadeia de valor, padrões de produção e boas práticas. Priorizando comprar em empresas responsáveis, você pode acelerar a mudança necessária para nosso mundo hoje.

Dica 4 – Evite embalagens desnecessárias.

Assim como a procura por promoções, a quantidade de resíduos gerada nesse período também cresce. Evite sacolas e embalagens desnecessárias. Quanto mais resíduos descartados, mais desequilíbrio para o planeta.

Dica 5 – Faça o descarte correto e aproveite ao máximo os produtos.

Antes de jogar algo “fora”, confira se há outra utilidade ou se pode ser útil para outra pessoa. Se realmente tiver que jogar “fora”, realize o descarte correto. Separe se for aparelho eletrônico, material reciclável ou outro tipo específico de material.

Quer saber mais?

Um novo conceito de economia está modificando os padrões de produção e consumo. Para saber mais sobre a economia circular, acesse a publicação do CEBDS e saiba como as empresas estão se adaptando frente o desafio de transformar resíduos em matéria prima, trazendo o final da linha de produção para o início dela.

O CEBDS também lançou nas redes sociais a campanha Better Friday Forever (Melhor Sexta-feira para Sempre), com a hashtag #BFF. O movimento busca auxiliar no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. A campanha, que acontece no Twitter, Linkedin, Facebook e Instagram, convida os seguidores a olharem de forma diferente para o período mais propenso ao consumo exagerado.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.