Transição energética e precificação de carbono em debate

As mudanças climáticas tornaram a economia de baixo carbono uma demanda inquestionável. Contudo, se a redução das emissões atmosféricas e a mudança do paradigma energético global representam oportunidades de negócios, trazem também desafios financeiros para empresas, governos e organizações sociais em todo o mundo.

A fim de discutir possibilidades e dificuldades do processo de descarbonização, o CEBDS promoveu, nesta quarta-feira (17/7), o painel “Transição energética e precificação de carbono”. O evento contou com apoio da Siemens e atraiu um público de cerca de 70 pessoas, entre executivos, representantes do poder público e da sociedade civil.

Apresentado pelo presidente e CEO da Siemens Brasil, André Clark, e moderado pela presidente do CEBDS, Marina Grossi, o debate reuniu o COO e CTO da Siemens AG, Roland Busch; a diretora Executiva do Instituto Clima e Sociedade (ICS), Ana Toni; o diretor de Energia da Braskem, Gustavo Checcucci; e o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral.

Economia de baixo carbono

Os debatedores apresentaram suas visões sobre a velocidade da transição energética global e os modelos para precificar as emissões de carbono. Para Busch, da Siemens AG, além de uma necessidade, a economia de baixo carbono é um excelente case de negócios, mas que somente a correta precificação do carbono é capaz de provocar mudanças econômicas reais. Já Checcucci, da Braskem, reivindicou a correta valoração de produtos “verdes”, bem como dos contratos de energia renovável para grandes consumidores de energia.

Analisando a situação brasileira, Toni, do ICS, apontou que a abundância e a diversidade de fontes energéticas do país trazem vantagens e desvantagens e que é preciso definir políticas públicas para a descarbonização. E Barral, da EPE, reforçou a necessidade de unificar as variadas demandas envolvidas na transição energética, sobretudo para unir descarbonização e desenvolvimento econômico e social.

Os caminhos são de fato diversos. Entretanto, os debatedores deixaram claro a urgência de ampliar as ações em busca da economia descarbonizada. Para isso, é fundamental haver um planejamento mais audacioso e coordenado que reúna os diferentes agentes envolvidos no processo de transição energética.

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

related events

Check out our upcoming events related to this topic and join us to discuss and share best practices.