Technical Note – Workshop 2: Competitiveness Protection Mechanisms

O CEBDS, após inúmeros eventos e consultas aos seus membros e em alinhamento com as proposições do Projeto Partnership for Market Readiness (PMR) Brasil, entende que um mercado de carbono para a indústria nacional é estratégico na aceleração de transição rumo a uma economia de baixo carbono e na promoção da competitividade
no setor, atraindo capitais externos e consolidando suas aspirações em acordos de organismos multilaterais. Para tal, vem discutindo o desenho do Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE).

O CEBDS entende também que o SBCE deve ser gradualmente implantado com mecanismos que assegurem a custo-efetividade, mas com o cuidado de sempre promover e proteger a competitividade das empresas reguladas.

A seguir, vamos analisar a natureza e as opções dos principais mecanismos de proteção à competitividade e como esses têm sido adotados na experiência internacional. Ao final, apresentamos recomendações para a inclusão desses mecanismos no marco regulatório do SBCE.

 

Year of publication:

2021

Share:

Sign up for our newsletter

Enter your email and receive our content. We respect the privacy of your information by not sharing it with anyone.

Related publications

Want to go deeper into this subject? Check here other publications related to this same theme.

Related news

Check out the most current and relevant news to stay on top of what is being debated on the Sustainable Development agenda.